Quais ferramentas emergenciais devo ter para bike?
Possuir um kit de ferramentas emergenciais para bicicleta é fundamental para a segurança do ciclista. Pequenos incidentes ou desgastes ocasionados pelos terrenos irregulares podem exigir reparos imediatos. Desta forma, para evitar acidentes e danos mais severos ao equipamento, tenha um conjunto formado, basicamente, pelas seguintes ferramentas:
- canivete multiferramenta;
- kit de chaves Allen;
- chaves de boca;
- espátulas de remoção de pneus;
- bomba de ar para encher e calibrar os pneus;
- adaptador de válvula;
- kit veda furos;
- jogo de chaves de fenda com ponta chata e Philips.
Quais ferramentas devo utilizar para a montagem de uma bicicleta?
Alguns ciclistas optam por comprar cada peça da bike separadamente e fazerem, eles mesmos, a montagem. Para isso, precisam ter ferramentas adequadas ou uma adaptação delas. Serão usadas, basicamente:
- prensa;
- barra roscada;
- chave de boca;
- chave Allen;
- chave Phillips;
- chave de fenda.
Quais ferramentas utilizar para remendar um pneu?
Independentemente do terreno em que o ciclista pedala, existe o risco de furos nos pneus. Por isso, as ferramentas para remendá-los são indispensáveis. Em sua mochila, tenha sempre:
- alavancas para retirar pneus;
- bomba de ar;
- multiferramentas;
- remendo (a frio e para pneu sem câmara de ar);
- cola e lixa;
- prensa.
Caso perceba um furo no pneu, retire e separe-o da câmara de ar. Em seguida, localize a fissura, lixe-a e cole o remendo. Após garantir que está reparado, recoloque o pneu e encha-o usando a bomba de ar.
Como encher um pneu utilizando uma bomba de ar?
Antes de sair com a bicicleta, e em alguns momentos durante o passeio, verifique o quão calibrado estão os pneus. Quando necessário, encha-os com sua bomba de ar. Siga o passo a passo abaixo para fazer isso da maneira correta.
- Insira a saída de ar da bomba no pino da sua bicicleta até onde for necessário e acione a trava.
- Com a mão esquerda, segure a parte que compreende o pino e a saída de ar da bomba.
- Encha o pneu, pressionando a bomba de ar quantas vezes forem necessárias.
- Verifique o quão duro o pneu está. Pare de encher quando não for possível deformá-lo ao pressioná-lo.
Como fazer a manutenção e a lubrificação da corrente?
Cuidados com a corrente garantem melhor durabilidade e menor necessidade de reparos. A manutenção preventiva é composta por duas etapas: limpeza e lubrificação. Veja, a seguir, como realizar cada uma delas.
- Limpeza com um lavador de correntes: Encaixe a corrente na ferramenta de higienização e aplique o produto de sua preferência. Movimente a pedivela com a mão para que a corrente passe pela máquina. Finalize quando estiver totalmente limpa.
- Higienização da corrente fora da bike: Retire cuidadosamente a corrente e faça a limpeza usando um produto adequado juntamente com uma escova. Depois, encaixe-a novamente.
- Lubrificação: Com as correntes limpas e de volta na bicicleta, aplique lubrificante nas rodilhas. Evite o excesso de óleo e a utilização do produto nas placas.